sexta-feira, 30 de abril de 2010

Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2010

Objetivo
O Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente tem como objetivo promover maior conscientização sobre questões ecológicas, de forma a contribuir para que as novas gerações atinjam sua maturidade melhor preparadas para preservar e valorizar o meio ambiente.

Público Alvo:
Alunos(as) do Ensino Fundamental(1º ao 9º ano).
Filhos(as)/dependentes de empregados(as) das Empresas ArcelorMittal Brasil-(1º ao 9º ano)


Tema/2010:"Eu, você e o presente da natureza..."

domingo, 11 de abril de 2010

Fusos Horários

Por causa de seu movimento de rotação, a Terra apresenta dias e noites. Como consequencia, vários pontos da superfície do planeta apresentam diferença de horários.
Dividindo-se os 360 graus da esfera terrestre pelas 24 horas de duração do movimento de rotação, resultam 15 graus. Portanto, a cada 15 graus que a Terra gira, passa-se uma hora, e cada uma dessas 24 divisões recebe o nome de fuso horário.
Desde a chamada Conferência Internacional do Meridiano, realizada em 1884 em Washington (Estados Unidos), as situadas num mesmo fuso adotam o mesmo horário. Foi também nessa conferência que se convencionou adotar o meridiand de Greenwich como a linha de referência para medir as longitudes e acertar os relógios em todo o planeta. Para tanto, definiu-se o seguinte procedimento.
O fuso de referência se estende de 7º30' para leste a 7º30' para oeste de meridiano de Greenwich, o que totaliza uma "faixa" de 15 graus. Portanto a longitude na qual termina o fuso horário seguinte a leste é 22º30' E e, para o fuso correspondente a oeste, 22º30' W. Somando continuamente 15º a essas longitudes, obteremos os limites teóricos dos demais fusos do planeta.
As horas mudam, uma a uma à medida que passamos de um fuso a outro. No entanto, como as linhas que os separam cortam várias unidades político-administrativas do meio, os países fizeram adaptações estabelecendo, assim, os limites práticos dos fusos, na tentativa de manter, na medida do possível, um horário unificado num mesmo país, estado ou província. No caso dos fusos teóricos, bastaria, para determinarmos a diferença de horário entre duas localidades, saber a distãncia leste-oeste entre elas, em graus, e dividi-la por 15, a medida de cada fuso. Porém, com a adoção dos limites práticos, em alguns locais os fusos podem medir mais ou menos que os tradicionais 15º.
O mapa de fusos horários do planeta mostra que as horas aumentam para leste e diminuem para oeste, de qualquer referencial adotado. Isso ocorre porque a Terra gira de oeste para leste. Como o sol nasce a leste, à medida que nos deslocamos nessa direção, estamos indo para um local onde o sol nasceu antes; portanto nessa região as horas estão "adiantadas" em relação ao local de onde partimos. Quando nos deslocamos para oeste, entretanto, estamos nos dirigindo a um local onde o sol nasce mais tarde; portanto nesse lugar as horas estão "atrasadas" em relação ao nosso ponto de partida.
Fonte: MOREIRA, J. C.; SENE, E. Localização e orientação. Geografia - Ensino Médio, v. único, p. 20-21, Editora scipione, São Paulo (SP), 2007.