sexta-feira, 19 de março de 2010

Sistema de Localização Cartográfica e Fusos Horários



As coordenadas geográficas



Qualquer lugar da superfície terrestre pode ser localizado por meio de um sistema de coordenadas formado por linhas imaginárias: Os meridianos e os paralelos.

Os Meridianos-> São linhas imaginárias que cortam perpendiculamente os paralelos e vão de um pólo a outro.



O meridiano inicial, ponto de partida para a numeração dos demais meridianos, é a linha que passa pela localidade de Greenwich, um subúrbio londrino. Por isso é chamado meridiano de Greenwich.



Nenhum meridiano circunda totalmente a esfera terrestre. Na outra face, está o meridiano oposto ou antimeridiano.



O antimeridiano do meridiano de Greenwich é a Linha Internacional de Data.



O meridiano de Greenwich e seu antimeridiano dividem a terra em hemisfério oriental (leste) e hemisfério ocidental (oeste).






Os meridianos indicam a longitude de um lugar. Todos os lugares situads á direita do meridiano de Greenwich têm longitude leste (LL) e os situados a oeste têm longitude oeste (LO)





Os paralelos-> Paralelos são linhas imaginárias traçadas paralelamente ao Equador.

O principal paralelo é o Equador, que divide a Terra em duas partes iguais: hemisfério norte ou setentrional e hemisfério sul ou meridional.

A partir da linha do Equador, traçada a igual distância dos pólos, traçamos os demais paralelos. Podemos traçar 90 paralelos no hemisfério norte e 90 no hemisfério sul. Eles são indicados por graus de circunferência, sendo Equador o paralelo inicial, de 0º.

Além do Equador, outros quatro paralelos recebem nomes especiais: dois trópico e dois círculos polares. No hemisfério norte, temos o circulo polar Ártico trópico de Câncer. No hemisfério sul, o trópico de Capricónio e o circulo polar Antártico.

Os paralelos indicam a latitude de um lugar. Todos os lugares situados ao norte do Equador têm latitude norte (LN). Os locais que ficam ao sul dessa linha têm latitude sul(LS)




0 comentários:

Postar um comentário